quinta-feira, 7 de abril de 2011

Liberdades

Desconfio que tenho uma tendência (nada original) à adição.

Anos de vida nos trazem não só manias, mas também alguns hábitos bem selecionados.

Meu grande vício é a liberdade.

Dizem as más línguas que é por isso que não me caso.

Digo às más línguas que é por isso que não me faltam companheiros,
além das almejadas felicidades.




Liberdade (Fernando Pessoa)

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal,
Como tem tempo, não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca...




Ricardo Reis, in "Odes" :


Quero dos deuses só que me não lembrem.
Serei livre — sem dita nem desdita,
Como o vento que é a vida
Do ar que não é nada.
O ódio e o amor iguais nos buscam; ambos,
Cada um com seu modo, nos oprimem.
A quem deuses concedem
Nada, tem liberdade.




Liberdade Condicional (Mário Quintana)


Poderás ir até a esquina
Comprar cigarros e voltar
Ou mudar-te para a China
– só não podes sair de onde tu estás.




Abel Silva, in "Só Uma Palavra me Devora"

A ALMA DA AVE É O OVO

A ARMA DA AVE É O VOO




Liberdade (Vera Versiani)

Cappuccino com tomate, linguiça e canela
Vatapá com chocolate, abacaxi e coentro
No auge da tempestade abro portas e janelas
Liberdade é o que carrego aqui dentro.



Pirâmide (Carlito Azevedo)

Quando
Retiraram o
último bloco de
pedra que a prendia
ao solo a pirâmide
flutuou




Todos os caminhos levam a uma só placa de
sinalização: "Mantenha distância". (V.V.)


Silêncio, todos estamos dormindo! (V.V.)


Aproveitem, pois amanhã não haverá espaço,
ar respirável ou justiça de qualquer espécie. (V.V.)


Coragem, o que quer que faça não pesará em
nada no correr da carruagem. (V.V.)


Confortem-se, os homens de hoje não estarão
mais aqui amanhã. (V.V.)


Ânimo, as crianças serão mais burras no futuro e
não saberão apontar os culpados. (V.V.)


Movam-se, qualquer gesto original será bem-vindo
no mar de mesmices generalizadas. (V.V.)


Melhor que pedir desculpas é não ter que fazê-lo.
Ninguém é perfeitamente idiota, a não ser que
exercite o sê-lo. (V.V.)












































2 comentários:

  1. Verinha,

    desconheço Kiarostami, nunca vi nada dele, e confesso ter, hoje, um pouco de implicância com o cinema iraniano. Mas tá bom, o chato sou eu e seu texto bem que me faz ter vontade de ver os filmes. E por falar em vida, e seguindo o tema dos poetas que Vc. postou, prá não dizer que não deixei nada nesse seu blog tão lindo, eu fui buscar um verso simples do Paulinho Pedra Azul pra transcrever aqui:

    "nas criações dos caymmi
    viajo na música
    bem fundo
    e alivio a minha dor
    do mundo"

    Belo Horizonte, 10/11/1989
    (PPA - Quando se olha pra dentro/1993)

    Meu eu musical.... Um dia meu blog retorna.
    Um beijo grande
    Chap

    ResponderExcluir
  2. He he he - saiu no lugar errado.... Esse comentário vale para o post do dia 21/04!!! Vai entender esse Google!

    ResponderExcluir